Ao leitor:

Todo o conteúdo postado aqui é de minha autoria, caso queira reproduzir algo entre em contato.

21 de novembro de 2008

Texto avulso 3: Meu cachorro, meus reflexos e os instintos.

Não, isso não é um título de uma crônica. Mas uma reflexão, nem um pouco cientifica. Simplesmente a visão de uma pessoa leiga* (no caso, eu) sobre a evolução humana, mas é claro que esse texto será muito vago... Mas prosseguirei... tenho uma chave amarrada em um fio que por sua vez, está amarrado em uma das minhas mãos. Segurando o fio onde está a chave a uma certa altura do meu rosto de modo que não encoste em nele ao ser soltada. Daí é isto que faço, solto a chave (amarrada no fio, é claro). Solto a chave e meus olhos fecham, ótimo, isso é um reflexo, mas penso que minha mente tenha noção que a chave não bateria em meu rosto. Me concentro nisso. Mas, por mais que me concentrasse nisso, meus olhos sempre se fechavam ao se aproximar a chave, considerei isso instinto. Perco um pouco mais de tempo pensando sobre isso e percebo meu cachorro... ele chega perto de mim mas o ignoro. Não olho para ele, mas quando olho para ele, ele retribui o olhar, parei e pensei... Porquê*? Porque meu cachorro me olha nos olhos? Sei que não é sempre, nem sei se seria impressão minha... Mas levando em conta que não seja, levando isso como verdade. Qual seria o significado dos olhos para ele? Talvez os olhos sejam apenas mais um algo, ou seja algo.
Os olhos transmitem nossas desconfianças, para um animal é uma afronta* encarar... Se ao menos eles tivessem a capacidade de ler expressões faciais... mas não. Alguma idéia?

*LEIGA(o): [Do lat. laicu, por via popular.] ADJ. 3-Fig. Que é estranho ou alheio a um assunto; desconhecedor.*Porquê, porque, por que, por quê: não sei bem qual usar.
*AFRONTA: [Dev. de afrontar.] 2. Desprezo ou injúria* lançado em rosto; ofensa, ultraje*.*injúria: [Do lat. injuria, 'injustiça', 'afronta', 'dano', 'lesão'.] S.F. - 3. Ato ou dito ofensivo a alguém; agravo, insulto.
*ultraje: [Do fr. outrage, ant. oltrage.] S. m. - 2. Insulto, afronta, ofensa extremamente grave. [A boa grafia seria ultrage.]

Nenhum comentário: